POR QUE O PORTAL ??

Este Blog retrata a difícil convivência com alguém que optou pelo caminho errado em busca do prazer da droga. Sofri sentindo os efeitos de uma doença tão perigosa quanto à dependência química: a Co-Dependência. Passei por muitos sofrimentos e vitórias. Por experiência própria vivida, sei exatamente quais os traços de comportamento, sinais da abstinência, como identificar um adicto por ter convivido tão de perto com este problema . Espero com isso poder levar ajuda a muita gente, transmitindo mais e mais informações sobre este assunto que em minha opinião é tão pouco divulgado.

NOVIDADE:


No menu acima acesse : "PROFISSIONAIS EM DEP. QUÍMICA" e tenha acesso a várias especialidades com todos seus contatos

"Saiba reconhecer alguns sinais do uso de drogas" - Rádio Estadão AM1290 - com Fabíola Pece

segunda-feira

Drogas na Adolescência


 "Droga é toda a substância que, introduzida em um organismo vivo, pode modificar uma ou mais de suas funções".
Pode ser interpretada também como o nome genérico de substâncias químicas, que podem causar danos físicos e psicológicos a quem as consume. Seu uso constante pode levar à mudança de comportamento e à criação de uma dependência, ou seja, um desejo compulsivo de usar a droga habitualmente, ao mesmo tempo que o consumidor passa a apresentar problemas orgânicos decorrentes de sua falta.
Os adolescentes de hoje estão mais sujeitos ao uso de drogas devido ao ambiente que convivem ou companhias erradas. Isto deve-se a frequente ausência dos pais que, desta forma,  criam condições favoráveis para que os filhos adolescentes se sintam livres para aventurar-se, sem pensar muito nas consequências que isso lhes trará para a vida. Nesta fase da vida, eles afirmam a sua personalidade: novas descobertas, novo corpo, explosões de emoção e temperamento contribuem para o surgimento de novos e difíceis problemas e procuram nas drogas uma saída para estes problemas.
Os problemas para a saúde dos adolescentes decorrentes do uso/abuso de drogas (lícitas ou ilícitas) são inúmeros e de várias ordens. Podem ser desde problemas orgânicos e funcionais do organismo até os de ajuste social, provocados por modificações neuroquímicas que causam prejuízos no controle dos impulsos.
Os principais problemas causados aos adolescentes pelo uso das drogas  estão associados à queda do desempenho escolar, dificuldades em aprender, prejuízo no desenvolvimento e estruturação das habilidades cognitivo-comportamentais e emocionais do jovem em questão. Estes vícios podem levar a problemas ainda mais graves que provocam a morte do consumidor seja através de acidentes rodoviários, overdose, etc.

Nenhum comentário:

POSTS MAIS ANTIGOS